Encceja 2019
Uma breve descrição do que é o Encceja. Entendo o que é e como funciona Encceja.
Anísio Teixeira (Inep), do Instituto Nacional de Pesquisas e Pesquisas Educacionais, realiza exames que, além de diagnosticar a educação básica brasileira, proporcionam os meios para certificar os conhecimentos adquiridos, tanto nas escolas quanto nos ambientes extracurriculares. O Exame Nacional de Certificação para Jovens e Adultos (Encceja) é um desses exames.
O principal objetivo do Encceja é criar um padrão nacional de educação para jovens e adultos através da avaliação de competências, habilidades e conhecimentos adquiridos no processo escolar ou no processo de formação, que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos, organizações públicas e da sociedade civil e eventos culturais, entre outros.
A participação no Encceja é voluntária e gratuita para jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior, incluindo pessoas privadas de liberdade que não puderam concluir seus estudos na idade apropriada.
No Brasil e no exterior, o Encceja pode ser recrutado para solicitar a certificação no nível de conclusão do ensino fundamental e médio. Para obter um certificado de escola primária, você deve ter pelo menos 15 anos de idade no momento do exame. Para obter um certificado de educação secundária, é necessário ter uma idade mínima de 18 anos no dia da aplicação do teste.
A Encceja oferece atendimento especializado e especial, além de serviços sociais para travestis ou transexuais que desejam receber tratamento com base no gênero. Ao se registrar, você deve solicitar assistência e instalações especiais para garantir acessibilidade e acessibilidade.

O Encceja – exame nacional de certificação de habilidades para jovens e adultos tem a seguinte estrutura:
Encceja Para o ensino fundamental:
- Língua portuguesa, língua estrangeira moderna, arte, educação física e escrita;
- Matemática;
- História e geografia;
- Ciências naturais
Encceja Para o ensino médio:
- Idiomas, códigos e sua tecnologia e escrita;
- Matemática e sua tecnologia;
- Humanidades e suas tecnologias;
- Ciências naturais e suas tecnologias.
Estas áreas de especialização foram estabelecidas a partir do currículo da Base Comum de Currículo Nacional (BNCC), de acordo com os parâmetros curriculares nacionais (NCP).
Para se preparar para o exame, o Inep disponibiliza em seu site material didático pedagógico de apoio a participantes e professores, composto por um volume introdutório, quatro volumes de manuais de professores e oito volumes de orientações para alunos (de quatro a primário e quatro a médio). .
A matriz de habilidades e habilidades, também disponível no site do Inep, tem 30 habilidades e continua a apoiar o aprendizado individual. A competência do sujeito inclui eixos cognitivos, que também se relacionam com o campo das linguagens, compreendendo fenômenos, resolvendo e resolvendo situações-problema, a capacidade de argumentar e desenvolver sentenças. Essas interações levam a habilidades em cada campo que são avaliadas usando 30 questões objetivas (múltipla escolha) e a criação de um texto em prosa de um tipo argumentativo-argumentativo baseado em um tópico (registro) social, científico, cultural ou político.
Todos aqueles que se formaram na Encceja National School em anos anteriores e não receberam uma nota média para a aprovação do conhecimento poderão se registrar novamente para o exame, a fim de excluir o componente desejado do currículo, se estiverem interessados.