Livro de gestão de pessoas

Nos dias de hoje você precisa desapegar da ideia de ser chefe e achar que intimidar a sua equipe só com a sua presença é o segredo do seu sucesso. Se você age assim meu amigo, pode ter certeza que você não passa de um “chefe intolerável”.

Os colaboradores nos nossos dias querem um líder e não um chefe. A inovação baseada no conhecimento tem o mais longo tempo de liderança de todas as inovações. Então se inove, eu tenho algumas sugestões de livros que vão te ajudar nisso.

Gestão de Pessoas – Idalberto Chiavenato

Eu coloquei essa obra em primeiro lugar principalmente por causa de seu autor. Idalberto Chiavenato há muitos anos é uma autoridade em administração de empresas e recursos humanos.

Neste livro você vai encontrar um texto prático que abrange todas as etapas envolvidas no processo de gestão de pessoas, seleção e retenção de talentos. O que eu gosto nele é o foco que ele dá as principais ações ao gerir pessoas: agregar, recompensar, monitorar, desenvolver, manter e aplicar.

Além de te ajudar a aplicar essas ações e te capacitar para ser um líder melhor, o autor aborda o que o futuro dessa prática reserva para as empresas, de forma clara, objetiva e acessível. 

Gestão de Pessoas – Realidade atual e desafios futuros

Eu considero esse livro uma obra muito importante para o ramo de liderança. Seus autores são o Professor de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), Joel Souza Dutra, A Doutora em Administração de empresas, Tatiana Almendra Dutra e a Mestra em Administração de Empresas, Gabriela Almendra Dutra.

O bom desse livro é que os autores juntaram os seus conhecimentos para produzir uma obra que abrange os temas atuais desenvolvidos em projetos de gestão de pessoas. Ele também vai ampliar para você o retrato da realidade das organizações, apontando os desafios dos dias de hoje e os que podem surgir no futuro.

Como dizer – A arte de dar e receber feedback

Eu considero o tema desse livro um dos principais segredos para você se tornar um líder. Um líder deve saber se comunicar de forma eficiente com os seus colaboradores. E o feedback é uma das formas mais eficientes de se fazer isso.

A autora desse livro de gestão de pessoas é Eliana Pita, uma profissional de RH a mais de 26 anos em uma mesma empresa. Por isso é considerada uma autoridade no assunto.

Aqui a autora acaba com o mito de que o feedback dentro do ambiente empresarial não é algo significativo. Pelo contrário, o feedback é uma ferramenta muito importante na hora de você direcionar o seu colaborador pelo caminho certo. Neste livro você vai aprender a como implantar a cultura do feedback para aumentar a produtividade e potencializar as competências.

Como fazer amigos e influenciar pessoas

Esse livro é escrito pelo famoso orador americano Dale Carnegie. O que dá grande credibilidade as obras de Carnegie é que sua grande influencia o tornou conselheiros de alguns líderes mundiais.

Carnegie ensina nesta obra que é considerada um best-seller do ramo, a como cultivar bons relacionamentosdentro do ambiente corporativo. Como líder você sabe que por causa das diferentes formações e cultura dos colaboradores, as relações acabam sendo muito conturbadas às vezes.

Ele vai te ajudar a obter um conhecimento pessoal e a ser respeitado em sua posição. O melhor desta obra é que ela foi atualizada onde inclui a influencia de pessoas na era digital. Abordando situações  importantes como o cyberbullying, assédio moral e críticas indevidas que podem até mesmo resultar em processos trabalhistas contra a empresa.

Você precisa aprender como evitar isso no seu ambiente de trabalho, esse livro te mostrará o caminho.

O monge e o executivo – James C. Hunter

O que eu gosto neste livro é que ele abrange os pontos fundamentais para se tornar um bom líder. Ele foca bastante na virtude de aplicar a gestão de pessoas, apresentando um grupo de indivíduos distintos que buscam a excelência pessoal e profissional.

O autor James C. Hunter tem uma frase que eu gosto muito: “A autentica liderança se apóia sobre a autoridade e não sobre o poder”. Isso significa que o gestor é um líder, aquele profissional que granjeia o respeito das pessoas e as conduz por seu bom exemplo.

Seu objetivo principal é atingir a excelência como líder no ambiente trabalho, motivando e engajando os seus colaboradores rumo ao sucesso. Indico como uma leitura obrigatória no seu desenvolvimento de liderança.

Comportamento organizacional – Melhorando o desempenho e o comprometimento no trabalho

A autora Márcia Banov aborda os tópicos mais atuais do assunto por examinar várias vertentes, que ao analisado juntas beneficia pessoas, organizações e relações trabalhistas.

O meu destaque para esse livro é a forma como a autora divide em 4 áreas importantes para se atuar ao gerir pessoas em uma empresa.

 A primeira é sobre o comportamento organizacional, explorando os principais conceitos do assunto. Vai te ajudar a ver como a empresa age como um todo dentro de seus processos e relação como os colaboradores.

A segunda área é o comportamento de pessoas. Ela aborda aqui os aspectos psicológicos dentro do conceito empresarial. Isso é importante para que você saiba ter discernimento com os seus colaboradores, uma vez que passa a enxergá-los melhor.

A terceira é sobre o comportamento dos grupos, explorando mais a relação empresarial entre pessoas e grupos. E por fim aborda como a quarta forma a estrutura organizacional e dos diversos tipos de formatação do trabalho. Todos esses temas em conjunto vai te dar mais sabedoria para moldar a cultura organizacional da sua empresa.

Garanto que a consideração destes livros vão te ajudar a formar equipes de sucesso, colaboradores cooperativos e te transformará em um grande líder.

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